Trabalho De Treinamento
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: TEORIA E PRÁTICA DO TREINAMENTO DESPORTIVO
PROF.ª: VÂNIA SILVA MACEDO ORSANO
TREINAMENTO DESPORTIVO
TIPOS DE PREPARAÇÃO
VIVIANNE MARIA LEAL
JOSELITA ALVES
DEYS FRANCYS
TERESINA – PI
2014
Preparação Física
Conceito / Características
É um conjunto de procedimentos que conduz o ser humano ao máximo de suas possibilidades físicas, nas suas várias dimensões. É caracterizada pela alimentação adequada e pelo trabalho de todas as partes do corpo, a fim de não criar desequilíbrios articulares que podem rapidamente ocasionar lesões.
Objetivo / Finalidade
Propiciar o bom desenvolvimento e aperfeiçoamento em um nível máximo (ótimo) para o desempenho de uma determinada modalidade, além disso objetiva também que o atleta atinja um patamar superior na sua atividade física.
Importância / Exemplos
É importante a fim de que não haja desperdício de energia, contusões por excesso e queda de rendimento nos treinos e jogos. Pode ser exemplificada através do desenvolvimento das qualidades físicas como: resistência, flexibilidade, coordenação, etc.
Preparação Técnica
Conceito / Características
É a qualificação dos fundamentos e a preparação para a execução correta dos movimentos. A preparação técnica é caracterizada pelo conjunto de meios que permitem um bom domínio para executar de forma correta um gesto motor.
Objetivo / Finalidade
Objetiva atingir uma musculatura principal envolvida a fim de fortalecê-la, melhorando especificamente aquele movimento.
Importância / Exemplos
A preparação técnica é importante pois determina quando devem ser aplicados e selecionados os métodos, permitindo relacioná-los, integrá-los e assim saber o momento certo para serem utilizados. Também tem importância na preparação tática, pois quanto mais amplo for o arsenal técnico do atleta, melhor será suas possibilidades de desenvolver um esquema tático. Pode ser