Trabalho de tga
A Teoria Geral da Administração iniciou-se com a Administração Científica de Taylor, com uma grande preocupação com a execução das tarefas. A seguir, verificou-se a Teoria Clássica de Fayol e, posteriormente, foi desenvolvida a Teoria das Relações Humanas por Mayo. Mais tarde, surgiu a Teoria Burocrática dando ênfase no controle total de tudo. Essas teorias foram criadas à medida que foram aparecendo problemas empresariais, apresentando soluções específicas para cada época. As quatro teorias citadas têm em comum uma visão mecanicista da organização. Gradativamente, outras teorias foram surgindo, de acordo com a necessidade e os problemas apresentados.
Assim, hoje, vive-se a Era do Conhecimento, onde a mudança passou a ser a única certeza e firmação necessária para a sobrevivência das organizações, demandando por inovações com inteligência, as atividades produtivas, de marketing, financeiras, entre outras, gerando um melhor condicionamento econômico nas organizações.
Segundo Chiavenato (2004, p. 12), todas as teorias são aplicáveis às situações de hoje. O estado atual da TGA é bastante complexo, uma vez que possibilita muitas abordagens e abrange diversas variáveis que devem ser consideradas, como: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia e ambiente. Vale ressaltar que o estudo desses elementos é inter-relacionado, como mostra a figura abaixo.
Figura 01:Variáveis básicas da TGA.
Fonte: Chiavenato (1999, p. 13). A Administração possui caráter eminentemente universal, pois cada empresa necessita não apenas de um administrador, mas de uma equipe trabalhando harmoniosamente em direção às metas empresariais. O administrador tem uma formação muito ampla e diversificada, precisando lidar com pessoas e eventos internos e externos. È um agente de mudança, programando novas metas, estratégias e tecnologias. É um agente educador, uma vez que orienta no comportamento e atitudes das pessoas. É um agente cultural na medida em que,