Trabalho de tga
As empresas precisam utilizar uma certa tecnologia para executar suas operações e realizar sua tarefa. A tecnologia pode ser rudimentar (como a limpeza com a vassoura ou escovão) ou sofisticada (como o processamento de dados em computadores). Uma coisa é certa: todas as empresas dependem de algum tipo de tecnologia ou conjunto de tecnologias para funcionar e alcançar seus objetivos.
A tecnologia é algo que se desenvolve predominantemente nas empresas por meio de conhecimentos acumulados e desenvolvidos sobre tarefas (know-how) e pelas suas manifestações físicas decorrentes – como máquinas, equipamentos, instalações -, constituindo um complexo de técnicas usadas na transformação dos insumos recebidos pela empresa em resultados, isto é, em produtos ou serviços colocados no ambiente de tarefa. Ela é um componente do meio ambiente na medida em que as empresas adquirem, incorporam e absorvem em seus sistemas as tecnologias criadas e desenvolvidas pelas outras empresas do seu ambiente de tarefa. Por outro lado, a tecnologia é um componente empresarial uma vez que faz parte do sistema interno da empresa, já incorporada a ele, passando assim a influenciá-lo poderosamente e, com isso, influenciando também seu ambiente de tarefa.
Assim, a tecnologia é, simultaneamente, uma força externa e ambiental que impõe desafios e problemas à empresa, e uma força interna que também lhe impõe desafios e problemas.
Noções de tecnologia
Sob um ponto de vista genérico, tecnologia é o conjunto ordenado de conhecimentos empregados na produção e na comercialização de bens e de serviços. Tais conhecimentos podem ser científicos ou simplesmente empíricos, ou seja, resultado de observações, experiências cotidianas, aptidões especificas, tradição oral ou escrita. A tecnologia abrange todos os conhecimentos técnicos, patenteados ou não, formulas, manuais, planos, projetos, marcas, bem como métodos de direção e de administração, procedimentos técnicos, métodos