Trabalho De Teoriaa
O presente trabalho é sobre Regimes Contábeis, que são técnicas adotadas para a realização dos registros dos fatos aplicados à ciência contábil. Tem como principal objetivo explicar cada tipo desses Regimes Contábeis.
Está organizada em partes, a primeira parte explica Seu Conceito e Tipos de Regimes a segunda parte o aprofundamento do Regime de Competência, Regime de Caixa e Regime Misto e a terceira parte mostra o Regime adotado pelo Brasil.
A metodologia usada foi a de pesquisas bibliográficas e Internet.
REGIME CONTÁBIL
Conceito
Podemos dizer que regime contábil é um procedimento ou técnica adotado para a realização dos registros dos fatos aplicados à ciência contábil, estabelecendo as diretrizes para classificação das variações ou alterações patrimoniais.
Tipos de Regimes Contábeis
Regime de Competência;
Regime de Caixa;
Regime Misto.
Regime de Competência
Considera-se como receita e despesa do exercício somente o que se paga e o que se arrecada, isto é, entradas e saídas de dinheiro nesse exercício, mesmo que se trate de despesas e receitas de exercícios anteriores, sem incorporar os resíduos ativos e passivos. Portanto, para a apuração do resultado, apenas os ingressos efetivamente recebidos e os gastos realmente pagos entram no cômputo. Em consequência, nesse regime, as receitas por arrecadar e as despesas não pagas devem ser transferidas para o orçamento do exercício seguinte, fazendo parte integrante dele.
As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento (art. 9º da Resolução nº 750/93 do Conselho Federal de Contabilidade - CFC).
O reconhecimento simultâneo das receitas e despesas, quando correlatas, é conseqüência natural do respeito ao período em que ocorrer sua geração (art. 9º, § 2º da Resolução CFC nº 750/93).
Aplicando o princípio da competência, a Resolução CFC nº 750/93