Trabalho de Teoria Politica
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Trabalho de Teoria Política
Edilberto Buonicontro Junior – 62161
Matheus Henrique Duarte Rosado – 67017 Prof. Paulo Shikazu Toma
Viçosa - MG
Junho – 2013
1) Comente sobre a reflexão de Sócrates sobre o conhecimento verdadeiro, a ciência e sua crítica à democracia ateniense.
Sócrates e os sofistas, lutavam pela independência da autoridade e da tradição, sendo a favor da reflexão livre e da convicção racional. Sendo assim seria possível realizar o conhecimento verdadeiro e a ciência, que seriam fruto da razão. Eles defendiam que a instrução (o apredendizado) não deve consistir na imposição externa de uma matéria ao aluno, mas o mestre deve aproveitar o conhecimento do próprio aluno para passar o conteúdo, que seria passado pela “razão imanente e constitutiva do espírito humano”.
Socrátes critíca a democracia já que para ele o “povo age ao sabor do acaso”, sendo assim não merece ter suas opiniões levadas em conta. Segundo Pavão (2006) a crítica de Sócrates à opinião da maioria (a democracia) tem o sentido de defender que a única autoridade moral é o indivíduo e não a multidão.
Por ter uma pregação autoritária e antidemocrática Sócrates acabou atraindo a ira da democracia ateniense, que considerando se tratar de uma pessoa mais velha e de respeito dentro da sociedade lhe propôs uma pena alternativa. Porém ele recebeu este apenamento de maneira arrogante, já que considerava que havia feito o bem e não o mal para a juventude ateniense, sendo assim, considerava que deveria ser sustentado no Pritaneu com todas despesas pagas. Caso ele aceitasse a pagar uma espécie de multa à Agora sua pena seria simples, como por exemplo o ostracismo (ser expulso da cidade por um dado tempo). Diante disso, Sócrates prefere morrer defendendo as idéias que julga corretas.
2) Comente sobre a