Trabalho de Teoria dos Sistemas
KELY ALVES
TRABALHO DE TEORIAS ADMINISTRATIVAS
TEORIA DOS SISTEMAS
2013
Sumário
1 SURGIMENTO
A Teoria Geral de Sistemas (T.G.S.) surgiu através dos trabalhos do biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy publicados entre 1950 e 1968. A Teoria Geral de Sistemas não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas sim produzir teorias e formulações conceituais que possam criar condições de aplicações na realidade empírica. Ela critica a visão que se tem do mundo dividido em diferentes áreas do conhecimento, que classifica como arbitrárias, com fronteiras solidamente definidas e espaços vazios entre elas.
A Teoria Geral dos Sistemas afirma que as propriedades dos sistemas não podem ser descritas significativamente em termos de seus elementos separados. A compreensão dos sistemas somente ocorre quando estudamos os sistemas globalmente, envolvendo todas as interdependências de suas partes.
2 HISTÓRIA
A necessidade de organizar o trabalho e dividir tarefas foi desde sempre compreendida pelo homem.
Este fato é constatado com o recurso a registros escritos, esquemas administrativos e outras formas de organização nas diversas atividades governamentais, comerciais.
A T.G.A. (Teoria Geral da Administração) começou com a ênfase nas tarefas, com a Administração Científica de Taylor.
A seguir, a preocupação básica passou para a estrutura, desenvolvendo-se a Teoria Clássica de Fayol e a Teoria Burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a Teoria Estruturalista.
A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas através da Teoria das Relações Humanas e da Teoria Comportamental. A ênfase no ambiente surgiu então com a teoria dos sistemas, sendo completada pela teoria da contingência.
Segundo Bertalanffy “(…) o físico, o biólogo e o investigador em ciências sociais encontram-se, por assim dizer, encerrados no