Trabalho de Teoria do Treinamento Rugby
ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: TEORIA DO TREINAMENTO
PROFESSOR:LEONARDO PEYRÉ-TARTARUGA
PERIODIZAÇÃO PARA UMA EQUIPE JUVENIL DE RUGBY MASCULINO
LEANDRO BECKER DEPONTI
LUCAS FONTOURA MORENO
MARCELO DA COSTA SCHMITT
PORTO ALEGRE, JULHO DE 2011
INTRODUÇÃO
O Rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, perdendo apenas para o futebol, sua história no Brasil já se estende de uma longa trajetória, tendo seu primeiro campeonato brasileiro em 1964. No estado do Rio Grande do Sul o Rugby já existe há 10 anos, e vem crescendo de forma exponencial, sendo o nosso estado o segundo no país inteiro com maior número de núcleos do esporte e praticantes. Por crescer de maneira grandiosa e graças aos nossos vizinhos da Argentina e do Uruguai, que são a elite do Rugby latino, o nível exigido de competição é alto, o que faz com que nós treinadores, nos especializemos cada vez, mais tanto na parte técnica quanto física do esporte. Na questão física do esporte nos embasamos nas valências de resistência aeróbia e potência muscular, as quais são bem exigidas durante o jogo de acordo com Bompa (2002). OBJETIVO
Esta periodização tem por objetivo preparar uma equipe masculina de Rugby, categoria juvenil, com jogadores de 15 a 20 anos de idade.
O objetivo desta periodização é trabalhar as valências de potência muscular e resistência geral o mais especificamente possível, com exercícios e atividades o mais semelhantes possível a pratica do Rugby.
A periodização foi organizada em um macrociclo de sete meses (Jan-Jul), sendo dividido em cinco períodos, sete mesociclos, 28 microciclos, 84 sessões – 3 sessões por microciclo.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
O treinamento físico é um dos mais, e em alguns casos, o mais importante ingrediente do treinamento para alcançar o desempenho máximo. Os principais objetivos do treinamento físico são o desenvolvimento do potencial fisiológico e das