Trabalho de telecomunicações
JUAZEIRO DO NORTE
2011
Introdução
Este trabalho tem como objetivo a apresentação das tecnologias móveis utilizadas nos sistemas de telecomunicações.
Discutiremos ao decorrer do trabalho os conceitos de GSM, 1G, 2G,2.5G, 3G, 4G, CONEXÕES MÓVEIS CDMA, PADRÕES DE CHIP E WiMax.
Tecnologia 1G
As redes da primeira geração são consideradas o primeiro sistema de celular analógico, apesar de existirem sistemas de telefonia via rádio antes delas. Sua primeira rede comercial foi lançada no início dos anos 80 em Tokyo pela NTT, com canais de 25kHz alocados nas faixas de 824 a 849 MHz para transmissão do celular para a estação e de 869 a 894 MHz para transmissão da estação para o celular. Foram amplamente utilizadas na América do Norte, na América Latina, leste da Europa, Austrália, partes da Rússia e Ásia. Algumas das redes 1G são: NMT - Nordic Mobile Telephony TACS - Total Access Communication System AMPS - Advanced Mobile Phone System
Os telefones celulares de primeira geração ou 1G são analógicos, já que enviam a informação sobre ondas cuja forma varia de forma continua. Estes somente podem ser usados para comunicação por voz e têm uma qualidade de ligação altamente variável devido à interferência. Outra desvantagem é a baixa segurança que proporcionam já que é relativamente simples escutar ligações alheias através de um sintonizador de rádio assim como a usurpação de freqüência podendo creditar as ligações na conta de um terceiro.
Tecnologia 2G
A telefonia móvel de segunda geração ou 2G não é um padrão ou um protocolo estabelecido, é uma forma de nomear a mudança de protocolos de telefonia móvel analógica para digital.
A chegada da segunda geração de telefonia móvel foi por volta de 1990 e seu desenvolvimento deriva da necessidade de poder ter um maior número de ligações simultâneas praticamente nos mesmos espectros de