Trabalho de TECO I
5) Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.
Resposta: Capital – São as máquinas, equipamentos e instalações, na fabricação de outros bens, mas não se desgastam no processo produtivo.
Bens de consumo – São as necessidades humanas, são os bens duráveis (geladeira, carros) e os não duráveis (alimentos, e produtos de limpeza).
Bens intermediários – São transformados na produção de outros bens e totalmente consumidos no processo produtivo (matérias primas, concorrentes).
Fatores de produção – São os recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial) terra, capital e tecnologias.
6) O que vem a ser argumentos positivos e argumentos normativos? Exemplifique.
Resposta: Positivo – Os argumentos positivos não envolvem juízo de valor e referem-se a proposições objetivas. São fatos não planejados que acontecem na sociedade.
Normativo – Relativos a uma análise que contém explicita ou implicitamente, um juízo de valor sobre alguma medida econômica. São normas, leis e regras no mercado que reagem o comportamento da sociedade e governo.
AUTOR: Adam Smith
Sua importância e contribuições para a sociedade econômica.
Adam Smith foi um importante filósofo e economista escocês do século XVIII. Nasceu na cidade escocesa de Kirkcaldy em 5 de junho de 1723, faleceu em Edimburgo no dia 17 de julho de 1790.
Ele é considerado o pai da Economia moderna e o mais importante teórico do liberalismo econômico. Isso se baseia ao fato de ter elaborado suas principais teorias, que contribuíram para o desenvolvimento capitalista, nos séculos XIX e XX.
A teoria principal defendida por Adam Smith é de que o desenvolvimento e o bem estar de uma nação, advém do crescimento econômico e da divisão do trabalho.
Também desenvolveu a teoria da “mão invisível do livre comércio”, pois não concordava com a ideia de que deveria ter a intervenção do estado na economia. Defendia que o mercado não só designa as tarefas, mas