Trabalho De Tecnologias E Processos
Trabalho Realizado por João Paulo Toste Costa Rosa Nº 7 12º M e Adriano Catarino Nº1 12ºM
Introdução:
A electrónica do automóvel está se tornando cada vez mais complexa, graças a tecnologias avançadas cuja finalidade é controlar todos os dispositivos possíveis. Ignição electrónica, Injecção Electrónica, ABS, Sistemas de Conforto, Segurança são exemplos de onde a electrónica está presente. Desta forma, o conhecimento do princípio de funcionamento dos sistemas automotivos é uma necessidade do profissional da área precisa, e mesmo de todos que desejam usar melhor esses sistemas e para os que gostam de mexer em seus próprios carros.
O termo "electrónica embarcada" é comumente utilizado para designar os equipamentos usados em automóveis. No entanto, muito mais que isso, o termo também pode ser estendido a outros tipos de veículos tais como barcos e até mesmo aeronaves.
A electrónica embarcada visa fornecer um sistema inteligente que possa interagir com dispositivos capazes de realizar algum tipo de acção num veículo com sensores que informem quando essas acções precisam ser executadas ou quando não podem.
Componentes Electrónicos:
-Centralina:
-Arquitectura Centralizada
A ECU contém tanto o hardware como o software para a leitura das entradas, processamento a fornecimento dos sinais de saída.
O software é o "programa" que controla o funcionamento do veículo e o hardware consiste nos circuitos que permitem trabalhar com sinais fornecidos por sensores e comandos e que fornecem sinais que podem agir directamente sobre os elementos pretendidos.
A principal vantagem desse sistema está na simplicidade do hardware que consiste basicamente de sensores e atuadores, uma unidade de processamento (ECU) e os sensores/atuadores que devem ser controlados.
A ECU varre constantemente as entradas, fornecendo nas saída os sinais necessários aos atuadores.
A principal desvantagem está na necessidade de