Trabalho de tecnicas de recrutamento e seleção
A fim de desempenhar suas atividades de forma excelente, envolvendo qualidade, inovação, ótimo atendimento aos clientes, respeito a prazos, melhores preços, etc. as empresas sentem a necessidade de buscar entre outros itens, recursos humanos capacitados e talentosos o suficiente para atender as exigências dos consumidores.
Desta forma, para obter o sucesso, se faz necessário contratar pessoas certas, na quantidade certa e na hora certa.
Para que o recrutamento de pessoas seja eficaz, é preciso que seja definido claramente o perfil da pessoa que vai ocupar o cargo, ou seja, mais que um profissional qualificado tecnicamente, a empresa precisa de pessoas com comportamentos e atitudes adequados à cultura, à missão e os objetivos do empreendimento.
A importância do profissional de recursos humanos neste caso é que cabe a ele a tarefa de desenvolver um sistema de recrutamento e seleção em que seja feita uma comparação entre o perfil e habilidades do candidato e as necessidades da empresa, selecionando assim corretamente o novo colaborador.
Para tanto o profissional deve ter o cuidado de estar bem informado sobre a descrição do cargo, conhecer os principais desafios esperados, ter a percepção correta do perfil comportamental esperado e conhecer a missão, os objetivos e os princípios da empresa, para que não sejam feitas contratações erradas que podem acarretar desgaste, prejuízos e desperdícios para a organização.
O processo de seleção é hoje considerado pelos empresários e executivos das organizações, como um evento empresarial estratégico e vital, dando ênfase à questão da seleção por competências, que nada mais é do que ter nos quadros de colaboradores, pessoas capazes de desempenhar determinada atividade com eficácia em qualquer situação.
Esta relação entre a oferta de trabalho e a procura dos trabalhadores é chamada de mercado de trabalho, onde pessoas e empresas em lugar e época determinados provocam o surgimento e condições dessa