Trabalho de tecnicas de negociaçao
Com o aumento do custo de vida nas grandes e pequenas cidades, a quantidade de produtos diferentes oferecidos no mercado, e problemas familiares é comum que os funcionários queiram algum aumento salarial, mas para a empresa esse não é um bom motivo, pois funcionários sempre estão reclamando que não recebem o suficiente e as empresas sempre estão reclamando que os funcionários poderiam produzir mais pelo que recebem.
A empresa nem sempre gosta de falar em aumento então é preciso encontrar alguma maneira de fazer com que a empresa se interesse em escutar o funcionário, e para isso é necessários bons argumentos do funcionário, além disso, o aumento salarial é um processo de negociação, onde exige do profissional um preparo e consistência de informações.
O primeiro passo é se auto avaliar, ou seja, relatar as ações que realizou nos últimos tempos, qual eram as expectativas que a empresa tinha para você e qual é a importância do seu trabalho para o sistema da empresa.
Se essa auto avaliação for positiva e você ainda continuar achando que merece um aumento salarial investigue a situação da empresa, observe se as contratações aumentaram ou diminuíram, quais são os projetos em expansão, como está o mercado. Se estiver em momento de crise, aguarde a empresa se reerguer.
Vá à sala do seu chefe preparado, reúna dados e argumentos que comprove o quanto você merece um reajuste salarial, além disso, sempre tenha um plano B em mão para caso a resposta seja o oposto do desejado. Trace uma estratégia com base em todas as informações recolhida, pois isso lhe garantirá objetividade e segurança na hora da negociação. Quando começar a falar, assuma a postura de condutor seja claro e objetivo.
Se o chefe aceitar sua proposta, isso significa que foi um aumento a curto prazo e que a empresa estava pagando menos do que seu serviço está valendo, mas esse aumento normalmente acontece no caso do funcionário receber uma proposta de