Trabalho de TAC
“A reputação corporativa é o ativo mais duradouro e permanente de uma empresa”.
Leslie Gaines – Ross, Diretora de Informações, Burson-Marsteller.
De certa forma, a reputação de uma empresa é seu intangível mais importante. Reputação não é o mesmo que marca, embora os dois intangíveis estejam obviamente relacionados. Marca se refere ao conjunto de atributos e emoções que os clientes associam com um determinado produto ou conjunto de produtos, incluindo valor e funcionalidade desses produtos. Reputação se refere ao que diversos interessados – não apenas clientes, mas também fornecedores, outras empresas, investidores, funcionários, reguladores e a comunidade como um todo – pensam da companhia.
Independente de como a definimos, a reputação é importante exatamente porque vivemos em uma economia de intangíveis. Há diversos casos de clientes que fazem ou não negócios com empresas devido a sua reputação, e ao mesmo tempo, há empresas, que preocupadas com sua reputação, deixam de vender seu produto, ou desviam os objetivos na busca de ganhar seus clientes. Um bom exemplo é o do McDonald´s, que deixou de vender carne bovina britânica durante a onda da doença da vaca louca.
As empresas devem saber administrar a reputação. Para isso, existe um processo em cinco passos:
1. Avalie.Qual é a reputação da sua empresa hoje?
2. Acompanhe. Igualmente importante, quais são as métricas mais apropriadas para acompanhar progresso ou deterioração na reputação?
3. Assuma a responsabilidade. Quem é o responsável por cultivar a reputação de sua empresa?
4. Aja. As reputações são construídas, não nascem do nada.
5. Comunique-se. Comunicados para a imprensa, propaganda de imagem, prêmios e concessões, discursos do presidente podem ajudar a construir reputação.
A reputação pode ajudar e pode destruir uma empresa. A diferença é a administração. Há um mercado para informações sobre reputação – não importa se em paredes de banheiro ou em sofisticados modelos de ajuste