TRABALHO DE SS
Grupo 1
A POLÍTICA SOCIAL NO CONTEXTO DA SEGURIDADE SOCIAL DO WELFARE STATE: a particularidade da assistência social
Brasília 2015
Bárbara Carvalho(15/0006241), Maria Luísa Dias(15/0017189), Maria Vitória, Rokléssia Marla (15/0046006) SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO………………………………………………………….. 3
2 Política Social …………………………………………………………...4
3 O sistema de Seguridade Social no Brasil………………………….6
4 História da Assistência Social no Brasil…………….……………….7
5 Conclusão………………………………………………………………..12
6 Referências bibliográficas……………………………………………..13
Introdução
O trabalho ressalta a implementação e o surgimento da politica social no mundo, dando relevância as permutações que ocorreram no decorrer dos anos e os impulsos históricos que levaram a essas permutações. Demonstra o processo de evolução da Seguridade Social no Brasil- sustentada por três pilares; a Previdência, a Saúde e a Assistência Social- ficando essa ultima responsável pelas políticas não-contributivas, associando o conceito de responsabilidade social ao Estado. A Assistência Social recebe seu status de direito social formulada pelo documento juspolítico conhecido por Lei Orgância da Assistência Social (LOAS), após a promulgação da Constituição Federal de 1988.
POLÍTICA SOCIAL
A política social tem seu contexto embassado nos primórdios dos anos 40, na Inglaterra. Se desenvolve como uma maneira de amenizar as mazelas do Capitalismo. Sua principal função é produzir, instituir e distribuir bens e serviços sociais para a sociedade, sendo assim classificado como direitos de cidadania.
Porém, no inicio do seu surgimento era considerado como caridade, filantropia ou muitas vezes como um dever religioso dos cristãos -esses teriam a