trabalho de solos
FÍSICO – Constitui o conjunto de processos que resultam na desagregação física das rochas. Nesses caso altera-se apenas a unidade física da rocha e não a sua composição química - Modificações na morfologia, resistência, textura, etc.
QUÍMICO – Tem como condição fundamental, a presença de água e temperatura, favorável ao desenvolvimento de reações, transformando os minerais primários, da rocha original, em minerais secundários, que passam a constituir um complexo de alteração - Modificações na estrutura cristalina e composição química.
3º) Expilque de que forma os fatores citados a baixo controlam o intemperismo:
a) Rocha parental- Influencia o intemperismo na medida em que permite maior ou menor infiltração da água. Rochas com arranjos mais compactos e texturas mais grossas alteram-se menos rapidamente que as menos compactas e de texturas mais finas.
b) Clima- é o fator que mais influencia no intemperismo, determinando o tipo e a velocidade do mesmo numa dada região.
Os parâmetros climáticos mais importantes que regulam a natureza e a velocidade das reações químicas.
c) Topografia- Regula a velocidade de escoamento superficial das águas pluviais. As reações químicas ocorrem mais intensamente nos relevos onde é possível boa infiltração de água, percolação por tempo suficiente para consumação das reações e drenagem para lixiviação dos produtos solúveis.
d) Biosfera- A matéria orgânica morta no solo decompõe-se, liberando CO2 em concentração maior do que na atmosfera, diminuindo o pH das águas de infiltração. A biosfera participa também do intemperismo através da formação de moléculas orgânicas que são capazes de complexar cátions dos minerais, colocando-so em solução.
e) Tempo- O tempo necessário para intemperizar uma determinada rocha depende dos outros fatores que controlam o intemperismo. Em condições pouco agressivas de intemperismo, é necessário um tempo mais longo para haver desenvolvimento de um