trabalho de sociologia
TRABALHO DE SOCIOLOGIA
GABRIELA LURDES
2ºF
Nº 19
O TRABALHO NA GRÉCIA E ROMA ANTIGA O trabalho na Roma e na Grécia antiga era visto como algo indigno, as pessoas que trabalhavam eram vista de forma preconceituosa. Quem trabalhava era o escravo, burguesia, guerreiros entre outros .
O TRABALHO NA IDADE MÉDIA
O trabalho na idade média, era coisa para os servos (conhecidos no nosso dia-a-dia como trabalho escravos) a sociedade era de classes e quem nascia servo morria servo, ou seja só as pessoas que nasciam em famílias pobres realmente trabalhavam e não ganhavam com seu trabalho o suficiente para se viver, os outros só usufruíam do que era feito por estas pessoas.
O TRABALHO NA IDADE MODERNA
Na Idade Moderna as coisas começam a mudar. Nessa época, existiam várias empresas familiares que vendiam uma pequena produção artesanal, todos os membros da família trabalhavam juntos para vender produtos nos mercados; não podemos falar de emprego nesse caso. Além das empresas familiares, havia oficinas com muitos aprendizes que recebiam moradia e alimentação em troca e, ocasionalmente, alguns trocados. É por essa época que começa a se esboçar o conceito de emprego. Com o advento da Revolução Industrial, êxodo rural, concentração dos meios de produção, a maior parte da população não tinha nem ferramentas para trabalhar como artesãos. Sendo assim, restava às pessoas oferecer seu trabalho como moeda de troca. É nessa época que a noção de emprego toma sua forma. O conceito de emprego é característico da Idade Contemporânea.
O TRABALHO NA IDADE COMTEMPORANEA
A história ou Idade contemporânea compreende o espaço de tempo que vai da revolução francesa aos nossos dias. A idade contemporânea está marcada de maneira geral, pelo desenvolvimento e consolidação do regime capitalista no ocidente e, consequentemente pelas disputas das grandes potências europeias por territórios, matérias-primas e