Trabalho de Sociologia
Em 1930, a aliança entre os estados mais ricos e influentes do país na época, São Paulo e Minas Gerais (cujos representantes se alternavam na presidência da República naquilo que ficou conhecido como a Política do Café com Leite) foi rompida, após o presidente Washington Luís, representante dos paulistas, indicar o governador de São Paulo Júlio Prestes como seu sucessor, que acaba vencendo as eleições. Insatisfeitas, as oligarquias mineiras não aceitam o resultado e, por meio de um golpe de estado articulado com o Rio Grande do Sul e a Paraíba, colocam Getúlio Vargas no poder, que assume um “governo provisório”. Getúlio começou promovendo mudanças de maneira autoritária, sem consulta eleitoral. Fechou o Congresso Nacional, anulou a Constituição de 1891 e destituiu governadores de diversos estados, para os quais nomeou interventores.
Causa do movimento
Era grande a insatisfação com o governo provisório de Vargas. Os paulistas esperavam a convocação de eleições, mas dois anos se passaram e o governo provisório se mantinha. As oligarquias paulistas, que tinham perdido o poder, eram os mais insatisfeitos e encabeçaram uma forte oposição ao governo Vargas.
Objetivo do movimento
O objetivo da revolução, era acabar com a ditadura do governo de Getúlio Vargas, que vinha conduzindo a política do país de forma muito autoritária e reivindicar a elaboração de uma Constituição democrática para todo o povo brasileiro.
Os paulistas acreditavam que conseguiriam o apoio de Mato Grosso, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, entretanto não receberam o apoio total desses estados, apenas o apoio de alguns simpatizantes e forças policiais, tornando-se assim, isolada na revolução.
Conclui-se neste trabalho que, a Revolução de 1932 pode ser definida como um marco da história do Brasil, pois mesmo tendo sido derrotada, ela impediu que o país fosse governado de forma inconstitucional por Getúlio Vargas, que implantava uma verdadeira ditadura durante o