TRABALHO DE SOCIOLOGIA
SOCIOLOGIA
NOME: VICTÓRIA COUTINHO 2°EM
PROFESSOR: ALINE
ÍNDICE
Política Medieval.................................................................. 1
Imagens................................................................................... 4
Conclusão................................................................................ 5
Bibliografia............................................................................. 6
O pensamento político medieval foi já caracterizado por se circunscrever a um pequeno conjunto de temas (sobretudo a questão do poder e do domínio). Contudo, a devida atenção prestada aos textos tem permitido à investigação recente constatar como os temas fundamentais do pensamento político moderno são estruturados e recebem uma consistente formalização nas obras políticas medievais, cobrindo por isso um conjunto muito mais vasto de temas, mesmo quando parte da discussão do poder ou poderes. Por razões históricas, que se prendem sobretudo com o próprio processo medieval de formação dos estados assentes no direito e em precisas concepções de lei e de justiça, o domínio político é talvez aquele onde desde há mais tempo tem sido assinalada a continuidade entre a Idade Média, o Renascimento e a Época Moderna.
São escassas as referências a doutrinas políticas dos grandes impérios orientais. Admitiam como única forma de governo a monarquia absoluta e sua concepção de liberdade era diferente da visão grega, que a civilização ocidental incorporou — mesmo quando submetidos ao despotismo de um chefe absoluto, seus povos consideravam-se livres se o soberano fosse de sua raça e religião.
As cidades da Grécia não se uniram sob um poder imperial centralizador e conservaram sua autonomia. Suas leis emanavam da vontade dos cidadãos e seu principal órgão de governo era a assembléia de todos os cidadãos, responsáveis pela defesa das leis fundamentais e ordem pública. A necessidade da educação política dos cidadãos