TRABALHO DE SOCIOLOGIA
´´ O Rastafarianismo´´
Nome: Fernanda Afonso Corrêa Nº 04
Gabriela Cunha 05
Guilherme Mompean 07
Maria Luiza 14 4ºADM Profª Simone O movimento
O rastafarianismo é um movimento religioso, mas não pode ser considerado uma religião, por não possuir igrejas. O movimento rastafári é uma filosofia de vida, que prega a volta à África, às nossas origens, sempre respeitando a lei da natureza, o próximo e principalmente Jah ( Deus). O movimento surgiu no final da década de 1920, quando o sindicalista jamaicano Marcus Garvey, baseando-se em idéias do Velho Testamento, passou a pregar que todos os negros deveriam retornar a "Terra Prometida" , de onde haviam sido retirados por causa da escravidão.
Uma vez, quando Garvey pregava em uma igreja disse: “Olhem para a África. Quando um rei negro for coroado, a redenção estará próxima.“ As palavras ditas por Garvey se tornaram realidade e assim ele foi tido como um profeta. Em (1892-1975) Tafari Makonnen se torna imperador da Etiópia. Makonnen era chamado de “ Príncipe Tafari “ ou como na língua deles “ Ras Tafari”. Todos que acreditavam nas idéias de Garvey e viam o imperador como um messias era chamado de Rastafári . O próprio Makonnen decidiu adotar o nome Hailé Selassié que na língua local significa "O Poder da Santíssima Trindade“.
Além do lado religioso, o rastafarianismo também teve importância política, lutando contra a opressão, contra o preconceito.
O Rasta
Muitos dos seus simpatizantes são vegetarianos, não bebem e defendem o uso da marijuana, ganja (maconha) de forma