TRABALHO DE SOCIOLOGIA
DIRETORA (O) : VANDA FREITAS
COORDENADORA: LUCILANGE LEITE
PROFESSORA(O): GRECY
ALUNO: LUIS FERNANDO JANUTH FERREIRA
SÉRIE: 3º ANO
RECUPERAÇÃO
DE
SOCIOLOGIA
RONDON DO PARÁ – PA
2015
Introdução
Tema 1: Retomada dos clássicos da Sociologia
Iremos reunir elementos diferentes dos clássicos da Sociologia, com teorias de Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber, destacando alguns conceitos desses autores, mostrando reflexões que a sociologia pode provoca. Todos de frente para a sociedade capitalista do final do século XIX, tentando compreendê-la, seja do ponto de vista conservador ou crítico.
Tema 2: Sociólogos Brasileiros
Os Sociólogos brasileiros citados aqui são, de fato, clássicos do pensamento da formação de nossa sociedade. A seguir veremos alguns destes nomes e suas principais contribuições para a sociologia local.
Desenvolvimento
,ÉMILE DURKHEIM
Nasceu em 1858, em Épinal, no noroeste da França, próximo à fronteira com a Alemanha. Era filho de judeus, porém, não seguiu o caminho da família, optando por uma vida secular, ou seja, optou por uma vida sem vínculos religiosos. Desde jovem, foi um opositor da educação religiosa e defendia o método científico como forma de desenvolvimento do conhecimento. Em boa parte dos seus trabalhos, procurou demonstrar que os fenômenos religiosos tinham origem em acontecimentos sociais. Durkheim foi um dos pensadores que mais contribuiu para a consolidação da Sociologia comociência empírica e para sua instauração no meio acadêmico, tornando-se o primeiro professor universitário dessa disciplina. As referências necessárias para situar seu pensamento são, por um lado, a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, e por outro, o manancial de ideias que vinham sendo formado por Saint-Simon e Comte. Émile Durkheim além de ser considerado um dos fundadores da sociologia moderna, é considerado o pai da sociologia da educação. A educação é