Trabalho de sociologia
SERVIÇO SOCIAL
PROF EAD :
ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA
SOCIOLOGIA
Aluna
SOROCABA SP 2012
Características da Declaração de Direitos Humanos
A característica da declaração dos direitos humanos tem o conceito que as pessoas nascem livres e iguais perante a lei.
A diferença é que a declaração universal dos direitos humanos preocupa-se mais em cuidar do bem estar individual das pessoas, por exemplo: a liberdade de opinião e expressão. Também considera essencial que estes direitos sejam protegidos pelo Estado de Direito.
Ao final do presente estudo, pode-se verificar que os direitos fundamentais atingiram um reconhecimento social que os tornaram imprescindíveis às sociedades, representando uma garantia de justiça.
Longo foi o desenvolvimento necessário para que esse status fosse atingido. As lutas, as vidas, as guerras, as revoluções foram válidas para que os cidadãos possam contar um mínimo essencial inatacável pelos abusos externos.
Esse mínimo essencial representa a ideia central dos direitos fundamentais, no sentido de que são garantias de defesa das liberdades necessárias para que cada pessoa, física ou jurídica, possa desenvolver-se, contribuindo, assim, para o progresso da sociedade.
Conclui-se então, que os reconhecimentos dos Direitos Humanos foram surgindo passo a passo com o desenvolvimento de uma consciência libertadora em prol da elevação da pessoa humana, desenvolvendo-se através das sucessivas gerações, de modo a procurar continuamente abranger todas as modalidades de direitos que vão sendo identificados e agrupados como fundamentais ao pleno desenvolvimento dos indivíduos.
O tipo de solidariedade é orgânica
Por possuir sua própria personalidade e esfera de ação, com a consciência coletiva deixando espaço para a consciência individual. Influência marcante de Durkheim: é a corrente que deu origem ao chamado organicismo. Na Biologia o autor foi buscar elementos para elaborar a relação