Trabalho de Sociologia
Educação
Consolidação das Leis do Trabalho na Era Vargas
Consolidação das Leis do Trabalho na Era Vargas
PEC das Domésticas garantiu direitos estabelecidos pela CLT aos trabalhadores domésticos.
Redação Educação Globo
1 comentário
Comissão do Senado discute direitos das domésticas (Foto: Valter Campanato/ABr)Comissão do Senado discute direitos das domésticas (Foto: Valter Campanato/ABr)
A Consolidação das Leis do Trabalho foi um conjunto de regras criadas para proteger o trabalhador. A lei que estabelece a CLT data de 1º de maio 1943, mas as normas em favor do trabalhador começam ainda no início do governo de Getúlio Vargas, nos anos 30. Entre os direitos garantidos, estão o salário mínimo, a carteira de trabalho, a jornada de oito horas, as férias remuneradas, a previdência social e o descanso semanal. A CLT regulamentou ainda o trabalho da mulher e do menor de idade e estabeleceu a obrigatoriedade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A assinatura da lei aconteceu no Estádio São Januário e foi marcada por muitas comemorações.
PEC das Domésticas
A CLT comemora 70 anos em 2013, mas os direitos de muitos empregados só foram estendidos para os trabalhadores domésticos décadas mais tarde. A carteira assinada, por exemplo, virou um direito das domésticas apenas 30 anos