Trabalho de Sociologia
INTRODUÇÃO
CAPITULO I – O CONTEXTO HISTÓRICO DO TRABALHO INFANTIL.
CAPITUL II – OS EFEITOS DO TRABALHO INFANTIL PARA AS VÍTIMAS E FAMILIARES.
CAPITULO III – EFEITOS PSICOLÓGICOS CAUSADOS NAS VÍTIMAS.
CAPITULO IV – POBREZA, TRABALHO INFATO-JUVENIL “ FRACASSO ESCOLAR
CAPITULO V – CONSIDERAÇÕES FINAIS
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa tem por tema a erradicação do trabalho infantil, pois trata- se do trabalho exercido por crianças e adolescentes abaixo da idade permitida por lei, e que traz muitos problemas para as vitimas.
A problematização tratada refere-se ao estudo dos efeitos psicológicos na vitima e que as levam ao afastamento de suas atividades correspondentes a suas idades?
Justifica-se este trabalho em função ao grande mal causado pelo trabalho infantil decorrente do afastamento das vitimas dos estudos e de um bom convívio com a família.
A metodologia adota nesta investigação foi a pesquisa bibliográfica, pois propõe o levantamento das informações mais retificantes referentes ao tema tratado, na consulta de autores de reconhecido saber.
E os objetivos são:
Apresentar o contexto histórico do trabalho infantil.
Identificar impactos do trabalho infantil na sociedade.
Descrever os efeitos psicológicos causados nas vitimas.
Capítulo I – O contexto histórico do trabalho infantil.
Após a Revolução industrial, quando as crianças foram muitos explorados, surgiu a indignação vinda das pessoas e assim criam ações para o combate do trabalho infantil em diversos países europeus.
Com isto somente após a criação da Organização Internacional do Trabalho, em 1919 que foram criadas medidas para proteção das crianças dentro do trabalho de exploração, e assim ganhando mais força em diversos lugares.
Em 2002, o numero de crianças brasileiras fazendo trabalhos de exploração subiu muito, foi estimado em 2.988.294., desta forma foi necessário leis avançadas, programas e instituições