trabalho de sociologia
Segundo o Doutor Jorge Sarkis, uma pessoa com ética é uma pessoa com caráter. Seu modo de ser e suas atitudes se enquadram naquilo que a sociedade entende ser um comportamento normal.
No Brasil, assim como em qualquer lugar do mundo, toda pessoa define sua ética no processo de formação da sua personalidade. A ética é formada de acordo com a sociedade da qual fazemos parte, com os costumes e modo de viver dessa sociedade. Por isso a ética de hoje é diferente da de 100 ou 50 atrás, ela está em constante mudança.
Algumas instituições apresentam descompasso entra a sua ética e os anseios da sociedade atual, que cobra posturas menos pessoais de seus membros, uma conduta mais ligada à realidade que a média em sociedade.
Das várias sociedades que podemos citar estão as sociedades religiosas, as quais cada uma com a sua ética diferenciada se restringem àquelas pessoas que seguem tal religião, entre elas estão as religiões muçulmanas que proíbem as mulheres de mostrarem seus corpos descobertos em público. Já na sociedade brasileira a religião predominante é o catolicismo, que não faz essa restrição, apesar de haver no Brasil outras religiões mais conservadoras.
Outra ética interessante para estudo é a das facções criminosas, onde seus membros se submetem às regras criadas pelos seus líderes, e essas regras são normalmente condenadas pela sociedade. No Brasil essa regra ética é facilmente encontrada em presídios públicos onde existem regras de convivência criadas pelos presos, assim como nas periferias, onde os moradores seguem a “ética” de nunca saber o que se passa, criminalmente falando, no local.
A questão ética é muito individual, para uns é antiético não ceder um assento no ônibus para um idoso, não ceder a uma gestante lugar na fila de um supermercado, não parar antes da faixa de pedestre para os transeuntes atravessarem, ou se a favor da corrupção, por exemplo. Já para outras pessoas essas atitudes são totalmente aceitáveis e éticas.
Ética vem de