Trabalho de sociologia
Para Durkheim, a sociologia tinha por finalidade analisar oque se diz respeito ao fato social, ou seja entender corretamente a cultura local , para que o Estado possa elaborar e propor as leis de uma forma coerente com a realidade da sociedade local e atual, o direito não é imutável ele se adequa a sociedade. Outro objetivo é identificar as leis que são ineficientes e corrigi-las por outras leis eficientes o que pode ocorrer através de emendas e projetos de leis.
2 – Como o texto descreve o fato social, segunda a visão de Durkheim ?
São 3 as características básicas que distinguem os fatos sociais: Coerção: a força que os fatos exercem sobre os indivíduos levando-os a aceitarem às regras da sociedade em que vivem, mesmo contra sua vontade e escolha. A coerção social é garantida pelas “Sanções: - sanções legais e sanções espontâneas”. Sanções legais: previstas em lei, (multas, prisão.) exemplo : matou, vai preso, avançou o sinal paga multa. Sanções espontâneas: O indivíduo é punido socialmente por meio de ações espontâneas rejeitando explicitamente o comportamento inadequado. (Vaias, humilhação e outros ), exemplo: ( Falou besteira em discurso , toma tomatada ) Exterioridade: São fatos que mesmo antes do individuo nascer atuam ele independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, sendo assim, exterior ao indivíduo. A sociedade já determina leis, costumes, regras sociais que lhe é imposta através de mecanismos de coerção. Exemplo: O individuo não escolhe se vai pra escola ou não, a sociedade já impõe isso a ele mesmo antes dele nascer.
Generalidade: é social todo fato que é geral, que ocorre em algum lugar especifico da sociedade, em um determinado momento histórico ou ao longo do tempo. Durkheim afirmava que um fato é geral quando se repete em toda a extensão da sociedade ou entre a maioria dos indivíduos que a compõem. Os fatos são comuns aos