Trabalho de sociologia
Introdução:
O texto de Ednéia Maria Machado é uma reflexão sobre a prática profissional do Serviço Social, e o texto inicial aborda a dependência química, como um exemplo de problema Social. O texto é sobre a atuação profissional do assistente social, e foi elaborado pela Universidade Estadual de Maringá. Neste trabalho, o assistente social tem o objetivo de promover a inclusão social do usuário, com o intuito de encaminhar o dependente químico até uma clínica de reabilitação, lhe disponibilizando informações e lhe dando apoio no que for preciso. O assistente social também trabalha com pesquisas que visa conhecer a fundo sua causa e estabelecer projetos que torne viável para o usuário estar seguro sobre seu atendimento e seu tratamento. Um dos principais pontos desse projeto é relatar a questão do uso de drogas, das dependências, dos transtornos e problemas causados, das vítimas que se formam dentro do círculo entre o viciado que acaba envolvendo toda a sua família, e a forma com o que o profissional de serviço social lida e atua na questão.
Relatório sobre o Texto:
No texto, notamos que o seu conteúdo cita que o assistente social lida e convive em seu campo de trabalho diretamente com os problemas sociais que é o nosso foco de trabalho. As questões sociais enfrentadas por nós cidadãos, teve raiz e origem das transformações econômicas, políticas, sociais e culturais ocorridas no século passado, que hoje está mais nítida e perpetua em grande parte da sociedade, graças ao processo de exclusão social e miserabilidade que nos foi imposta.
CARVALHO e IAMAMOTO (1991, p.77), enfocam no texto que a questão social, nada mais é que o resultado do processo de industrialização que formou a classe operária, formada pelo estado em sua maneira política manipulação. NETTO, (1989), também destaca que os problemas sociais são os resultados dos conflitos entre o capital e o trabalho, ou seja, entre o dinheiro, o poder político, entre a