Trabalho de Sociologia - Profissão : Engenharia Naval
No Brasil, ainda há muito desemprego até o dia de hoje. Isso se deve há várias causas, entre elas a baixa qualificação do trabalhador, porque às vezes acontece de ter vaga para o mesmo, porém, o mesmo não ter formação necessária para tal; A substituição de mão-de-obra por máquinas nas últimas décadas, também tem gerado grande desemprego; A crise econômica, em que nela ocorre de muitas empresas demitirem funcionários, para cortar um pouco dos gastos e passar pela crise; O custo elevado de impostos, para trabalhos com carteira assinada, o que faz com que muitas empresas, prefiram fazer com que os funcionários realizem mão de obra, a contratar novos funcionários;
Os setores, em que o desemprego é maior, são o comércio e a indústria. As terceirizações de serviços contribuem grandemente para que isso aconteça; Os setores mais afetados pelo desemprego são aqueles em que se predomina a mão-de-obra não qualificada, onde eles são substituídos por máquinas e equipamentos, tais como os serviços nas agências bancárias.
As carreiras mais promissoras, atualmente, que além de ter áreas, há espaço no mercado, muitas vezes estão ligadas a engenharia.
A conceituada revista americana Forbes fez um levantamento e apontaram as 15 áreas de conhecimento mais promissoras em termos de salários e oportunidades de emprego. O estudo realizado pela revista, leva em conta as projeções do mercado de trabalho americano até 2020.
Os cursos que mais se destacaram foram: engenharia biomédica, bioquímica, ciência da computação, engenharia de software, engenharia ambiental, engenharia civil, geologia, sistema de gerenciamento de informação, engenharia de petróleo, matemática aplicada, matemática, gerenciamento de construção, finanças, física, estatística.
O estudo revela ainda que a especialização pode ser o diferencial na hora da contratação. De acordo com a Forbes, o profissional não deve levar em conta somente a demanda do mercado. Deve-se observar o