Trabalho De Socilogia
TRABALHO DE SOCIOLOGIA
TEMA : RENDA
SÃO PAULO, 2015.
INTRUDUÇÃO
Este trabalho, está relacionado a questão de preconceito de renda, mais conhecido como preconceito de classe social, que é associado a posição social de cada indivíduo na sociedade. Assim, o preconceito, normalmente, é aplicado naqueles de classes baixas, que tem menos dinheiro, normalmente, associam pobreza a negros e favelados (moradores de comunidades), que logo são associados a pobres, traficantes, entre outros. Tudo isso compreendemos melhor com o desenvolvimento desse trabalho .
No Brasil além do preconceito racial que é muito discutido, há também o nível de renda de cada individuo. O preconceito de renda ou também conhecido como preconceito de classe social é relacionado ao poder aquisitivo, a posição na sociedade, ao padrão de vida, entre outros. Hoje em dia, o preconceito de renda é comum devido ao crescimento das comunidades (favelas), que abrigam as classes sociais mais pobres. O problema consiste em acreditar que certas classes são inferiores a outras que possuem mais bens. As pessoas que vivem nesses locais são consideradas traficantes, miseráveis ou apenas moradores honestos (trabalhadores pobres). Para muitas pessoas o preconceito das classes é muito comum principalmente com os mais pobres, pois, existe uma certa discriminação com o seu padrão de vida, fazendo com que muitas vezes não tenham muitas oportunidades, encontrando muitas dificuldades. O preconceito não é crime, mas a discriminação sim. Como consta em nossa legislação a partir da Constituição Federal do Brasil de 1988, no art. 5° .
Para resolver os problemas foram criados vários programas impostos pelos governadores, como o Bolsa Família, 36 milhões de brasileiros se mantêm fora da extrema pobreza, hoje é um país mais desenvolvido e menos desigual, um país muito diferente do Brasil de 12 anos atrás, quando milhões de brasileiros não tinham o que comer e