Trabalho de socilogia
Sociabilidade:
Intersecção entre hospitalidade e sociabilidade
Cidade como espaço de sociabilidade
Sociabilidade: conceito que supõe um vínculo social, um liame, uma ligação básica e relações sociais focadas em grupos de relações.
Sociabilidade urbana: Temas: “cidadania”, “festa”, “cotidiano”, “espaço público”, “relações no espaço público”: jovens, crianças, idosos, mulheres, skin heads, etc. Supõe reformulações, reordenamento do espaço, tecnologias novas, multiculturalismo, etc.
Sociabilidade é o que estabelece a comunicação.
Espaço: “do ponto de vista social não há espaço (magnitude física , porém entidade abstrata enquanto prática), mas o que há é um espaço- tempo, historicamente definido, um espaço construído, trabalhado, praticado pelas relações sociais”. (Castells, A questão Urbana). Castells pensa o espaço como uma “construção social”.
Urbanização: processo de duplo significado: 1- de extensão da rede de cidades e 2- ampliação no território, de relações sociais tendencialmente capitalistas, geradas e/ou consolidadas nas cidades. (Flora Gonçalves, As engrenagens da locomotiva)
Desenvolvimento urbano: aparece às vezes como sinônimo de processo de urbanização, mas também no sentido de desenvolvimento de novas funções na cidade, simultaneamente à ampliação e diferenciação dos fluxos de relações que interligam a rede de cidades ao desenvolvimento urbano (ao qual corresponde uma divisão do trabalho entre campo e cidade, entre setores e momentos da produção e entre classes sociais). (Flora Gonçalves, As engrenagens da locomotiva).
Cidade: como “modo de vida”- Louis Wirth. “Uma cidade pode ser sociologicamente definida como um núcleo relativamente grande, denso e permanente de Indivíduos socialmente heterogêneos. Urbanismo: “aquele complexo de caracteres que formam o “modo de vida” peculiar das cidades”. Urbanização é “o desenvolvimento e as extensões desses fatores”. (Louis Wirth, O urbanismo como modo de vida)
O modo de vida