Trabalho de SO - Linux
2
Introdução
Neste trabalho vamos falar um pouco sobre o Linux , e sobre os vários aplicativos do mesmo. Vamos também falar dos diferentes tipos de instalação de aplicativos em Linux.
3
O que é o Linux?
O Linux é um sistema operativo, assim como muitos outros que existem no mercado. É um sistema derivado do Unix, sistema muito famoso pelo uso de hackers, e pelo grande suporte na parte relacionada a servidores, feito para rodar em computadores pessoais.
Suporta multitarefa real, memória virtual, bibliotecas dinâmicas, redes TCP/IP, nomes de arquivos com até 255 caracteres e proteção entre processos .
4
Formato de pacotes do Linux
O formato dos pacotes de Linux são diferentes formatos de arquivos usados para empacotar o software para várias distribuições de Linux.
Estes são os principais tipos de pacotes:
Binário
Fonte
5
Exemplos de pacotes
apk – usado no andróide
deb - Pacote originalmente usado por Debian e derivado por
Ubuntu
ebuild - este arquivo contêm informação em como recuperar , compilar e instalar um pacote em um sistema “Gentoo’s
Portage” usando o comando “emerge”. Tipicamente estes são instalações de fonte primária através de pacotes em binário podem ser instalados desta forma.
RPM – “RPM Package Manager” , originalmente do “Red Hat” é agora usado por várias distribuições. Ex:openSUSE
Pkg.tar.xz – usado por “Arch Linux’s Pacman” gerente de pacotes 6
Exemplos de pacotes
PISI – este é usado por “Pardus”
tgz ou Tar.gz – original tar + gzip , possivelmente com alguns controlo de arquivos como extra , usado por “Slackware” e outros , ou as vezes quando distribui pacotes feitos á mão muito simples. SuperDeb – é um instalador que contem um programa que tem todas as dependências necessárias usadas em “Super OS”
LZM – Usado por “Slax” Abre com o “Slax Module Manager” e depois fica instalado no “KDE” menu como “Desktop Config
File”.
PUP e PET – usado por