Trabalho De Sistemas Operacionais
1. Cite algumas das funções da gerência de memória.
Maximizar o numero de processos na memória, permitir a execução de programas maiores que a memória física, compartilhamento de dados na memória e proteção da memória utilizada por cada processo e pelo sistema operacional.
2. Explique alocação particionada estática e dinâmica.
Alocação Particionada ESTÁTICA: Sempre que um programa é carregado para a memória, o SO examina a tabela de partições e se há uma entrada indicando uma partição vazia, o SO armazena nela o código do processo. O SO também deve alterar a entrada na tabela para refletir a modificação das novas partições ocupadas. Isso deve acontecer tanto quando o processo inicia, quanto quando o processo termina seu processamento.
Alocação Particionada DINÂMICA: Já na Alocação Particionada Dinâmica a tabela não possui mais um número fixo de entradas, variando de acordo com o número de partições e o SO cria uma partição cujo tamanho corresponde exatamente às necessidades de memória do processo.
3. Explique o que é técnica de swapping.
Mesmo com o aumento da eficiência da multiprogramação e, particularmente, da gerência de memória, muitas vezes um programa não podia ser executado por falta de uma partição livre disponível. O swapping é uma técnica aplicada à gerência de memória, para programas que esperam por memória livre para serem processados. Nessa situação, o sistema escolhe um programa residente, que é levado da memória para o disco (swap out), retornando posteriormente para a memória principal (swap in), como se nada tivesse ocorrido. Então basicamente a técnica de swapping tenta resolver o problema de insuficiência da memória para todos os usuários
Gerência de Processos
4. Defina gerência de processos.
Nos sistemas operacionais, um processo é a forma de representar um programa em execução. É o processo que utiliza os recursos do computador - processador, memória, etc - para a realização das tarefas para as quais a máquina é