Trabalho de sistemas de informação gerenciada
Em sua análise, quais as principais classes de Sistemas de Informação foram necessárias para implantar efetivamente esta Reengenharia de Processos?
Foi utilizada a classe Sistema de Apoio à Decisão (SAD) que atende aos níveis estratégicos, onde problemas do tipo semi estruturados ou não estruturados são mais frequentes, podem servir para toda a organização, pois todos os níveis defrontam-se com problemas semi estruturados. Usado no momento em que queria que fosse proporcionado ao usuário responsável pela área de arrecadação a rapidez necessária no seu processo da tomada de decisão.
Foi usado também o Sistema Processamento de Transação (SPT) essa categoria de sistemas é utilizada atualmente na maioria das organizações, e monitora, coleta, armazena, processa e distribui os dados das diversas transações realizadas dentro da empresa, servindo como base para os demais sistemas nela existentes. O STP foi usado a partir do momento em que o objetivo era subsidiar as áreas formuladoras e executora na condução da política fiscal tributaria, as áreas de planejamento teriam a sua disposição um meio importante e cada unidade iria obter informações detalhadas, rápidas e precisas e assim iria poder adotar ações mais efetivas e rápidas no sentido de coibir a sonegação fiscal.
E por ultimo temos o Sistema de Informação Gerencial (SIG), onde a ênfase está sobretudo na saída das informações. Esses sistemas extraem as informações de base de dados compartilhada e de processos que estão de acordo com o que o SIG necessita para suas operações. Podemos observar que a evolução ensejou um acentuado crescimento do volume de transações de arrecadação, as quais se refletem nas quantidades de documentos processados, também foi verificado que teve um aumento no registro relevante e houve uma redução no numero de funcionários relacionados às tarefas de arrecadação.
Atividades de aprendizagem (pág.: 35)
1. Considere uma organização que atua no setor de