trabalho de seminário integrado sobre arte circense
O circo é uma das atrações mais conhecidas hoje em dia, está presente em todos países e estados, e esta arte vem de muitos em muitos anos, cada vez mais, sendo aprimorados e incluídos alguns equipamentos que antes não se utilizavam. Encantando o público, apresentando diversas técnicas, onde interagem com a plateia despertando sorrisos e todo tipo de emoção.
Segundo a Info Escola1, há relatos que trazem que esta arte difundida no mundo todo existia desde a antiguidade.
Na China foram encontradas pinturas com quase 5000 anos mostrando contorcionistas, acrobatas e equilibristas. Os guerreiros chineses usavam a acrobacia como forma de treinamento, já que isso exigia força, flexibilidade e agilidade. Em 108 a. C, em uma festa, em homenagem a alguns visitantes estrangeiros, houve uma apresentação acrobática que encantou o imperador, este então, determinou que apresentações como esta se repetissem todos os anos.
As pirâmides do Egito também trazem gravuras com malabaristas. Já em Roma a história do circo foi um tanto quanto trágica. Por volta de 70 a C, surgiu o Circo Máximo, que foi destruído em um incêndio. No lugar onde ficava instalado, foi construído o Coliseu.
A arte circense já era praticada por vários grupos de vários lugares, porém ele toma forma apenas no Império Romano, assim afirma o Mundo Estranho2.
O blog Circo é Vida Cultural3, relata que história do circo no Brasil começa no século XIX, com famílias e companhias vindas da Europa, onde agruparam-se em guetos e manifestavam sentimentos diversos através de interpretações teatrais onde não demonstravam apenas interesses individuais e sim despertavam consciência mútua.No Brasil, mesmo antes do circo de Astley, já haviam os ciganos que vieram da Europa, onde eram perseguidos. Sempre houve ligação dos ciganos com o circo. Entre suas especialidades incluíam-se a doma de ursos, o ilusionismo e as exibições com cavalos. Eles viajavam de cidade em cidade, e adaptavam seus espetáculos ao