Trabalho de seguridade social
1 - O que é Estado de Bem Estar Social?
2 – No texto o autor apresenta a visão de vários autores sobre o EBES. Que autores são e qual a visão deles?
3 – Qual a natureza do EBES? Na visão dos autores apresentados no texto.
4 – Qual a finalidade do EBES?
Segundo Persiani (1994) a finalidade do EBES é a garantia a todos da libertação da necessidade como condição indispensável para o efetivo gozo dos direitos civis e políticos. Assim, o previlegiamento dos direitos sociais (Simionatto, 1995) e o principio da universalidade orientam o sistema de segurança social, o serviço nacional de saúde e a organização nacional do emprego (Branco,1193).
Já para Barr (1998) os fins do EBES são a eficiência no uso de recursos, a distribuição dos recursos com equidade e justiça e a preservação da liberdade individual. Para o autor a questão dos fins é de natureza política, ideológica e normativa, pois a questão dos métodos é essencialmente técnica.
Assim, diante das opções de sistema de mercado, planejamento estatal central ou economia mista, tratar-se de adotar a que de um ponto de vista estritamente técnico, estabeleça a melhor equação entre eficiência alocativa e equidade social. Em outros termos os métodos podem ser a não intervenção estatal, a interferência na forma de transferências de recursos, a interferência no mecanismo de mercado através da regulação, financiamento e produção pública.
5 – Qual a ideia que Silva traz do OFFE sobre o EBES?
Segundo Silva, Offe (1979:211-219) sustenta que o EBES é, para o pobre e desempregado, uma promessa de segurança e de abundância. Para o administrador profissional é uma válvula de segurança para problemas sociais potenciais ou um eficiente instrumento de controle das dificuldades econômicas e sociais da sociedade capitalista. Denominador comum entre o Welfare mais adiantado e o mais atrasado é a coexistência da carência e da abundância, da lógica da produção industrial lucrativa e da lógica da