Trabalho De Seguranca Do Trabalho
As luvas de segurança protegem as mãos dos trabalhadores contra riscos mecânicos - como abrasão, corte e perfuração, riscos químicos e riscos biológicos - como fungos e bactérias. Devem-se avaliar os riscos e atividades desenvolvidas. O tamanho da mão do usuário também deve ser considerado. No mercado, há vários tipos de materiais, texturas e tamanhos. As novidades estão voltadas mais para a tecnologia na construção da luva do que necessariamente a novas fibras. Existe uma preocupação ergonômica e em se associar diferentes tipos de proteção, por exemplo, mecânica e química. Desenvolvem-se luvas que favorecem o manuseio de pequenas peças e ao mesmo tempo protejam da contaminação química. Busca-se aliar durabilidade, conforto e um melhor dimensionamento do custo-benefício.
Luvas de Raspa
Usada quando há contato com agentes abrasivos e escoriantes. Por exemplo, operações em máquinas e manuais como corte, transporte, manuseio e lixamento de chapas metálicas, coleta de lixo e outras operações.
Luvas de Malha
Indicadas para trabalhos leves e sem contato com líquidos químicos.
Luvas de Vaqueta
Tem resistência térmica e mecânica, indicada para atividades onde exija tato e mobilidade.
Luvas de Malha de Aço
Protege contra agentes cortantes. Utilizada em abatedouros, açougues, frigoríficos e peixarias, no contato com os discos de cortes, na afiação de facas, na desossa da carne.
Luvas de PU
Indicadas para trabalhos com agentes químicos.
Luva de raspa
luva de malha
]
luva de vaqueta
malha de aço
luvas de PU
Quais os riscos
AS CONSEQUÊNCIAS DO MAU USO DO EPI
- Luvas folgadas diminuem o tato e com isso podem causar acidentes. Os acidentes podem ocorrer tanto por que diminuindo o tato o trabalhador deixar cair um objeto que esteja segurando, quando a própria luva pode sair da mão na hora de manusear algum objeto. O objeto pode cair no