Trabalho De Segunda Norma 2
Universidade do sul de santa catarina
Daniela Machado
Tatiana Kock
PATOLOGIAS DAS construções
Tubarão 2015
PATOLOGIAS DAS construções
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade do Sul de Santa Catarina, com objetivo de obtenção de nota parcial a disciplina de Patologias das construções.
Orientador (a): Norma Beatriz Camisão Schwinden
Tubarão 2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O homem vem adquirindo conhecimentos nas áreas de construção civil, visando sempre atender suas necessidades e desejos. Mas, em alguns casos, as construções apresentam problemas nos quesitos de durabilidade, conforto e segurança, sendo necessário procurarem soluções para as mesmas.
Desde o último século, vem se usando o termo patologia das construções, em analogia com as enfermidades da medicina. A patologia, de acordo com os dicionários, é a parte da Medicina que estuda as doenças em geral sob aspectos determinados. A engenharia passou a utilizar o termo “patologia” para estudar nas construções as manifestações, suas origens, seus mecanismos de ocorrência das falhas e seus defeitos que alteram o equilíbrio pré-existente ou idealizado. Ter um conhecimento da Patologia das Edificações é indispensável para todos que trabalham na construção, indo desde um operário até o engenheiro e o arquiteto.
A vida útil de uma construção estará diretamente relacionada, assim como o ser humano, aos cuidados que forem tomados na fase de projeto, execução e na sua manutenção. A obra está submetida à ação de diversos agente agressivos que com o passar do tempo, produzirá sua fadiga e aparecimento de problemas em seus elementos construtivos.
1.1 OBJETIVOS
1.1.1 Objetivo Geral Contribuir com meus colegas e demais profissionais da área da construção civil, com informações sobre causas das patologias nas edificações, e possíveis