Trabalho de Segunda Instrução de Aprendiz Maçom
O painel da loja representa todo o templo e mostra todos os símbolos maçônicos necessários para o desenvolvimento dos trabalhos do seu respectivo grau.
A loja é o local onde trabalhamos. Ela tem o formato de um quadrilongo, com o comprimento do Oriente ao Ocidente, largura do Norte ao Sul, altura da Terra ao Céu e a profundidade da Superfície ao Centro da Terra. Representa o Universo.
A orientação do Templo vai de Leste a Oeste, ou do Oriente para o Ocidente, pois o primeiro é de onde vem a Luz, simbolizando o mundo invisível, o abstrato, o mundo espiritual. Já o Ocidente é para onde se dirige a Luz. Simboliza o mundo visível, que nossos sentidos alcançam tudo que é natural.
A luz do sol e as luzes do Evangelho da civilização vieram do Oriente espalhando-se pelo Ocidente.
O Templo de Jerusalém é o nome dado ao primeiro e principal centro de culto religioso do antigo povo de Israel.
O Templo de Jerusalém situava-se no Monte Moriá (também chamado Monte do Templo), ao Norte do Monte Sião. Foi o sucessor do Tabernáculo construído pelo profeta Moisés segundo uma revelação Divina.
É uma espécie de compêndio de saberes misteriosos. Ele encerrava, em sua estrutura, algo mais que finalidades estético-arquitetônicas. Ao longo de sua história, entre destruições e reconstruções, ele foi palco de adorações, iniciações, unções, orações, sermões, julgamentos, sacrifícios e outros rituais religiosos e, até mesmo, cerimônias políticas.
A Ordem Jônica é conhecida como a Ordem de Atenas, e por isso é representativa da Sabedoria. Seu lugar é no Oriente, junto ao Venerável Mestre.
A Ordem Dórica é a ordem arquitetônica mais rústica das três gregas. Prioriza-se a robustez em detrimento da beleza e é comumente vista nos templos dedicados a deuses masculinos. Por isso está relacionada com a Força, representada no templo pela Coluna do Norte, governada pelo Primeiro Vigilante.
A Ordem Coríntia é a mais bela de todas as ordens