trabalho de saúde da mental
Autoria: Evelyn Vieira Miranda
RESUMO
O Transtorno Bipolar é um transtorno afetivo do humor caracterizado pela alternância de suas fases, oscilando entre a mania e a depressão. A tônica deste trabalho é aprofundar o estudo desta patologia num enfoque psiquiátrico, psicológico e existencial. Este transtorno se subdivide em alguns tipos, segundo o DSM IV, Transtorno Bipolar tipo I e tipo II. O transtorno Bipolar tipo I é caracterizado por um ou mais episódios de mania ou mistos, e um ou mais episódios de depressão maior. Já o Transtorno Bipolar tipo II é caracterizado por pelo menos um episódio maníaco, e um ou mais episódios de depressão maior.
Este transtorno possui difícil diagnóstico, podendo ser confundido com outros distúrbios como uma depressão unipolar, já que o indivíduo pode apresentar durante anos apenas episódios de depressão. Este transtorno não possui uma causa única, mas é freqüentemente herdado, e pode se manifestar por eventos estressores da vida do indivíduo. A sociedade vê o Transtorno Bipolar muitas vezes de forma preconceituosa e estigmatizante, por essa razão, o indivíduo bipolar as vezes se isola do convívio social, podendo estar diante de sintomas ou de sofrimentos que, em alguns casos, pode trazer danos irreparáveis à vida do indivíduo.
Palavras-chave: Depressão, mania, transtorno do humor, Psicoterapia.
INTRODUÇÃO O Transtorno Bipolar é uma doença em que ocorrem alterações do humor, caracterizando-se por períodos de um quadro de depressão e quadros opostos de mania. Este quadro diagnóstico apresenta uma vulnerabilidade genética e biológica que se manifesta quando um indivíduo é submetido a estressores físicos, sociais ou psicológicos.
A alternância destes estados é a tônica dessa patologia.
Esta doença não é incomum, porém dar um diagnóstico preciso não é uma tarefa tão fácil, havendo muitas vezes confusão com uma depressão unipolar,