Trabalho De Saude Ocupacional
Paulo
John
BENZENO
Caracterização do benzeno
Benzeno é uma substância química do tipo hidrocarboneto aromático, de odor característico, líquido, volátil, incolor, altamente inflamável, explosivo, não polar e lipossolúvel. Seu vapor é mais pesado do que o ar.
Origem e Utilização do Benzeno
A maioria dos compostos orgânicos como o benzeno, é obtida de reservatórios de materiais orgânicos, tais como: Petróleo e Carvão mineral.
Petróleo
O petróleo é a matéria prima das refinarias, onde é dividido em vários produtos comercializados, tais como gasolina, óleo diesel, óleos lubrificantes além de frações destinadas a produção de outras matérias primas na indústria petroquímica. petróleo
As frações com faixa de destilação que englobam ou estejam próximas de 80,1ºC (ponto de ebulição do benzeno), podem conter benzeno na sua composição. Nestas frações, o benzeno, em geral, é encontrado em pequenas quantidades.
A quantidade de benzeno pode ainda, variar em um mesmo produto, em dias diferentes, em função da variabilidade do petróleo utilizado, e de algumas variações no processo de produção.
No Brasil, existem três petroquímicas
( COPENE, localizada em Camaçari/Bahia –
COPESUL, em Triunfo /RS e Petroquímica União, em Santo André/SP) e uma refinaria de petróleo
(da PETROBRÁS,
- Refinaria Presidente
Bernardes, de Cubatão (RPBC)) que produzem benzeno. A RPBC utiliza tecnologia petroquímica para a produção.
O benzeno é uma matéria prima muito importante na indústria petroquímica conhecida como de segunda geração. Estas empresas utilizam as substâncias produzidas nas petroquímicas de primeira geração e as transformam em outras substâncias que são ainda intermediárias para a fabricação de produtos que chegam até o consumidor final, tais como medicamentos, plásticos, detergentes, corantes, etc. O quadro 1 apresenta a cadeia de produtos que podem ser obtidos a partir do benzeno.
O benzeno ainda está presente em empresas que o armazenem ou transportam,