Trabalho de sarampo e rubeola
MICROBIOLOGIA
SARAMPO E RUBÉOLA
Professor (a): Roberta
Alunas: Isamara Coelho
Joelma Veríssimo
Josilaine M. dos Santos
Maria Aparecida M. da Silva
Ronaldo Moreira
Rio de janeiro, 13 de Junho de 2011.
RUBÉOLA E SARAMPO
Introdução:
Trata-se de um trabalho que irá falar sobre as doenças virais sarampo e rubéola, bem como tratamento, diagnóstico, prevenção e como está a doença no mundo atual.
Resumo:
Sarampo e Rubéola são viroses de transmissão respiratória, contras as quais existem vacinas eficazes. Estas viroses, comumente, são incluídas entre as doenças comuns da infância, mas também podem ocorrer em adultos não vacinados ou que não foram infectados quando crianças. Como regra geral, as infecções por estes vírus produzem imunidade permanente, ou seja, ocorrem apenas uma vez na vida. Embora acredite-se que seja possível o controle efetivo destas doenças ainda representam importante agravo de saúde pública em várias partes do mundo, especialmente em áreas onde aliam-se condições precárias e subsistência e cobertura vacinal inadequada.
SARAMPO
Características gerais:
Podemos definir o sarampo como uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. A viremia, causada pela infecção, provoca uma vasculite generalizada, responsável pelo aparecimento das diversas manifestações clínicas, inclusive pelas perdas consideráveis de eletrólitos e proteínas, gerando o quadro espoliante característico da infecção. Além disso, as complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano. O vírus do sarampo pertence ao gênero Morbillivirus, família Paramyxoviridae. Seu único reservatório é o homem.
Modo de transmissão:
É transmitido diretamente de