Trabalho De Sa De Da Fam Lia Sa De Da Mulher
O programa de saúde da mulher foi criado em 1983, pelo ministério da saúde através da Divisão Nacional de Saúde Materno Infantil (DINSAMI) que elaborou o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher e da criança, com o objetivo de reduzir a morbi-mortalidade da mulher e do Ministério da saúde. Em 2003, é dado início à formulação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
As áreas de atuação do PAISM (Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher). são divididas em grupos baseados nas fases da vida da mulher.
Neste trabalho, iremos enfocar apenas ou prioritariamente, a saúde da mulher que constitui um esforço que vem somando a tantos outros, para ampliar e aprofundar esse tema no âmbito do saber da atenção básica, com o intuito de instrumentalizar o trabalho dos profissionais da Equipe Saúde da Família para assistir a mulher nas diferentes fases do seu ciclo biológico vital com ênfase na promoção da saúde, incluindo o planejamento familiar, a gestação, o puerpério, as ações da clínica e do cuidado relacionados aos principais agravos de sua saúde, o climatério de forma integral e personalizada, considerando seu contexto social, cultural, econômico e político e determinantes de saúde.
Palavra chave:
Saúde da Mulher
Atenção á saúde
Climatério
Saúde da mulher
A Saúde da Mulher é prioridade, se faz presente e é expressa no contexto da gestão federal do SUS, através da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, e é reafirmada em vários pactos firmados pelos gestores das três esferas governamentais, no pacto pela saúde SUS, cobertura de mamografia, percentual de colpocitologia investigadas são alguns deles. Tal política visa fundamentalmente à implementação dos princípios norteadores do SUS, com ênfase na promoção da saúde ampliando o espectro de ações até então propostas. No âmbito mundial, a saúde da mulher ganha forças, espaço e está presente em diversos acordos internacionais.
Muitos avanços