Trabalho de RH
Faculdade De Ciencia da Administração De Garanhuns – FAGA
Aluno: Vanessa Matias Ferreira
4º Periodo de Administração Com Ênfase em Empreendedorismo
Garanhuns, 09 de Setembro de 2015
1. - Qual é a principal fonte de conflito entre os gerentes e o DRH? Explique.
Os motivos dos conflitos foram às tarefas que antes eram delegadas aos gerentes, como: quem admitir, treinar e promover, passou a ser tarefas do DRH. O que determinou a fonte de conflito foi que o DRH absorveu muitas das responsabilidades e direitos dos gerentes. Após isso, os gerentes fizeram um levantamento de apontamentos sobre essas mudanças e o Diretor do DRH as rejeitou. Apontamentos: O DRH rejeita vários candidatos por notas baixas- eles poderiam se tornar excelentes funcionários se não fossem avaliados somente por testes e critérios de seleção.
DRH segue classificação do cargo - Funcionários estão deixando a empresa por não poderem ser promovidos, mesmo tendo capacidade de assumir outras tarefas.
Processo de admissão demorado – Candidatos fogem para concorrentes.
Treinamento não focalizado no cargo do funcionário – perda de tempo e baixo retorno as empresas.
Gerentes temem ser realistas nas avaliações de desempenho – são investigados pelo DRH.
Pesquisas de atitude – guardadas pelo DRH, principalmente quando acusam baixos níveis
2. - Você acredita que os gerentes deveriam ter mais autonomia para tomar decisões sobre seus funcionários, como admissão, avaliação e remuneração dos seus subordinados? Se sim, quais os possíveis problemas em descentralizar essa autoridade? Explique.
Sim, porque a descentralização do comando, dando mais autonomia aos gerentes pode melhorar a qualidade de serviço e gerar uma melhora na retenção de talentos. Como consequência também irá melhorar a comunicação entre os gerentes e seus subordinados, na medida em que os próprios gerentes terão mais autonomia para tomar decisões sobre os mesmos. Qualquer problema será resolvido