Trabalho de RH
Este trabalho, foi baseado em uma empresa fictícia do ramo têxtil/confecções que apresenta a estrutura e divisão de RH, descrição de cargos e algumas das demais atividades que compõe o sistema de RH.
No entanto, entende-se que este tipo de trabalho constitui uma atividade para o exercício e associação prática do conteúdo da disciplina administração de recursos humanos, sendo, portanto, uma simulação para a avaliação da aprendizagem e criatividade da equipe.
É importante destacar que, em se tratando de uma empresa inexistente até o presente momento, algumas situações podem parecer um tanto quanto “inovadoras” para o setor abordado.
2- INTRODUÇÃO
A evolução tecnológica tem se intensificado ao longo dos anos e trazido consigo mudanças significativas na vida das pessoas e das organizações, sobretudo na forma dos gerentes organizarem suas empresas e administrarem seus recursos. Neste sentido, percebe-se a crescente preocupação dos administradores com seu ativo mais importante: As pessoas.
A maneira de lidar com os funcionários tem mudado de acordo com o perfil das organizações e de sua interação constante com o microambiente. Desta forma, estas interações despertam uma predisposição à análise crítica da organização e sua performance quanto á administração de recursos humanos.
A partir desta reflexão, pretende-se criar uma empresa fictícia com o objetivo de mostrar a atuação das políticas de recursos humanos e sua aplicação no contexto de tal organização. Serão observados planejamento, técnicas de recrutamento, seleção e treinamento de pessoal.
3- Empresa
O tipo de empresa escolhida para a simulação faz parte do ramo têxtil/confecção, trabalha com tecido de algodão, poliéster e similares, e atende a região metropolitana de Belo Horizonte, onde se encontra a sede. Sendo composta ao todo, por 250 (duzentos e cinqüenta) funcionários distribuídos entre os diversos níveis organizacionais.
A razão social da empresa é “CONFECÇÕES CAPOBIANGO