Trabalho De Res Duos
Nomes: Giulia Scheneider, Helen Vahl, Karolaine Freitas e Liciara Tapia
Turma: 305
Agroindústria
A incineração é um processo de decomposição térmica, onde há redução de peso, do volume e das características de periculosidade dos resíduos, com a consequente eliminação da matéria orgânica e características de patogenicidade (capacidade de transmissão de doenças) através da combustão controlada
(900-1250 ºC aprox.). A redução de volume é geralmente superior a 90% e em peso, superior a 75%.
Os restos sólidos obtidos através deste processo como as cinzas são dispostos em aterros próprios e os efluentes líquidos gerados são encaminhados para estações de tratamento, com as novas tecnologias os gases gerados são controlados através de equipamentos de monitoramento a distancia.
Para a garantia do meio ambiente a combustão tem que ser continuamente controlada. Com o volume atual dos resíduos industriais perigosos e o efeito nefasto quanto à sua disposição incorreto com resultados danosos à saúde humana e ao meio ambiente, é necessário todo cuidado no acondicionamento, na coleta, no transporte, no armazenamento, tratamento e disposição desses materiais.
Segundo a ABETRE (Associação Brasileira de Empresas de
Tratamento, Recuperação e Disposição de Resíduos Especiais) no
Brasil, são 2,9 milhões de toneladas de resíduos industriais perigosos produzidos a cada 12 meses e apenas 600 mil são dispostas de modo apropriado.
Do resíduo industrial tratado, 16% vão para aterros, 1% é incinerado e os 5% restantes são co-processados, ou seja, transformam-se, por meio de queima, em parte da matériaprima utilizada na fabricação de cimento.
Para os resíduos de saúde classificados como patogênicos, por exemplo, uma das alternativas consideradas adequadas pelo
Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) é a incineração.
A redução de passivos ambientais constituídos por resíduos perigosos tem encontrado na incineração em alta temperatura, a melhor técnica