Trabalho de Religião
Sopro cardíaco é um ruído produzido pela passagem do fluxo de sangue através das estruturas do coração. Ele pode ser funcional ou fisiológico (sopro inocente), ou patológico em decorrência de defeitos no coração. Cerca de 40%, 50% das crianças saudáveis apresentam sopros inocentes sem nenhuma outra alteração e com desenvolvimento físico absolutamente normal.
Nos adultos, predominam os sopros que aparecem como complicações de cardiopatias provocadas pela febre reumática ocorrida na infância, doença que também pode afetar o sistema nervoso central e o sistema osteoarticular.
Sintomas de sopro no coração
Os sintomas de sopro no coração podem variar de um indivíduo para o outro, dependendo da origem do problema. Os sintomas mais comuns de sopro no coração incluem:
Ponta dos dedos, língua e lábios roxos;
Dores no peito;
Tonturas e desmaios;
Cansaço;
Suor excessivo;
Batimentos do coração mais rápidos que habitual;
Insuficiência cardíaca;
Inchaço.
Nas crianças, pode surgir ainda falta de apetite, perda de peso e problemas no desenvolvimento.
Tratamento para sopro no coração
O tratamento para sopro no coração, quando é considerado normal, não é preciso ser realizado e o paciente pode ter uma vida sem restrições. Isso geralmente acontece nas crianças, que não possuem nenhuma outra doença cardíaca.
No entanto, quando o sopro no coração é causado por alguma doença de nascença ou adquirida ao longo da vida, o tratamento pode ser feito através da toma de remédios e cirurgia.
É importante referir que outras doenças menos graves como a anemia, também podem causar sopro no coração. Nesses casos deve-se tratar imediatamente a anemia para que o sopro desapareça.
ARRITMIA CARDÍACA
Arritmia cardíaca é um problema na velocidade ou ritmo do batimento cardíaco. Durante uma arritmia o coração pode bater muito rápido, muito devagar, ou com ritmo irregular. Batimento cardíaco muito rápido é chamado de taquicardia, enquanto muito devagar chama-se