Trabalho de religião - Resumo ET ratio
Instituto Politécnico - Engenharia de Energia
Tai – Trabalho Acadêmico Inovador – 8º Período
Disciplina: Cultura Religiosa II
Marlon Simão Cabral Teixeira
Luis
Belo Horizonte Maio/2014
1. Síntese da Carta Encíclica Fides El Ratio
A fé e a razão (FIDES ET RATIO) são duas razões pela qual o homem enxerga a verdade. Deus deu-lhe o dom, para que assim também pudesse conhecer a sua verdade.
O sentido das coisas e da existência do homem é provado de acordo com a verdade sobre o mundo, quanto mais o homem conhece a realidade e o mundo, mais o homem conhece a si. Todo homem, segundo Delfos, deve conhecer a si. Para conhecer a si próprio, surgem perguntas sobre a prova da existência humana, como: De onde venho? Quem sou eu? Para onde vou? Por que existe o mal? O que é que existirá depois desta vida? E a igreja tinha o poder da verdade última sobre a vida do homem, e apresentou para todo o mundo a concepção que Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida (Jo 14,6).
O homem possui variados recursos para progredir no conhecimento da verdade, tornando assim cada vez mais humana a sua existência. A filosofia é um desses recursos, pois coloca em enigma a questão do sentido da vida e também apresenta uma resposta para tal. A filosofia nasceu quando o homem começou a se perguntar o porquê das coisas e o seu fim. A filosofia demonstra, de diferentes modos e formas, que o desejo da verdade pertence à própria natureza do homem. Interrogar-se sobre o porquê das coisas é uma propriedade natural da sua razão, embora as respostas, que esta aos poucos vai dando, se integrem num horizonte que evidencia a complementaridade das diferentes culturas onde o homem vive.
A filosofia esta presente em todas as culturas, tanto no Oriente, como no Ocidente. De certa maneira, cada povo possui a sua própria sabedoria natural e autêntica e riqueza das culturas, a exprimir-se e a maturar em formas propriamente