trabalho de redes
Sistemas de Comunicação e Meio de Transmissão
Lucas Gomes Batista Mariotti Lopes 3ºTF
Sistemas de Comunicação
Significado: refere-se a transferência eletrônica de informações, comunicação mediada por um computador ou periférico. Com o surgimento internet tem facilitado a informação circular livremente, emitida de pontos diversos, sendo encaminhada de maneira não linear a uma infinidade de outros pontos, que também são emissores de informação. O importante nesses fluxos é a realimentação do sistema: retorno, consideração e legitimidade das fontes são essenciais para a participação colaborativa e até mesmo para avaliação de resultados e pesquisas.
O compartilhamento de recursos de unidades e pastas permite que usuários em uma rede de computadores troquem informações e acessem os mesmos recursos. Assim, computadores, celulares, telefones convencionais, redes de rádio e televisão pertencem a essa malha, indistintamente. A internet, com sua tecnologia de protocolos de rede que são independentes de uma base física específica – telefonia, satélite, rádio – surgiu como o principal elo dessa malha, interligando os demais, permitindo e exigindo interfaces entre diferentes códigos de comunicação automatizada.
Historicamente Falando: A comunicação é superior à sociedade humana. Conforme as sociedades foram ocupando espaços geograficamente dispersos, a necessidade de comunicação através de longas distâncias foi tornando-se mais intensa. Ao inventar o telégrafo em 1838, Samuel Morse instituiu um marco para os sistemas de comunicação que evoluíram para as redes de telefonia, de rádio, de televisão e de computadores.
Atualmente: Essa nova tecnologia, modifica profundamente o conceito de tempo e espaço, a mesma faz com que encurtemos muito o caminho que leva a determinadas atividades. É possível morar em um lugar isolado e estar sempre ligado a grandes centros de pesquisa, bibliotecas, colegas de trabalho e a inúmeros serviços. Já