Trabalho de Redes
CDMAone descreve um sistema de telecomunicações móveis sem fios, baseadas no standard CDMS IS-95. A tecnologia foi desenvolvida por uma única empresa, a QUALCOMM Incorporated, e standarizada para fins celulares pela TIA (Telecommunications Industry Assiciation). CDMA foi utilizada durante muito tempo em aplicações militares mas, só em 1993, é que surgiu um esforço de standarização para redes comerciais CDMA, o IS-95A, e só em 1995 é que surgiu a primeira rede comercial, 3 anos mais tarde do que o GSM.
A tecnologia de espalhamento espectral utilizada no CDMA (Code Division Multiple Access) tem o neme de DSSS (Direct Sequence Spread Spectrum) e é a única, dentro das tecnologias 2G, que permite que vários utilizadores ocupem as mesmas locações de tempo e frequência de uma determinada banda. Cdmaone suporta que um total de 64 utilizadores partilhem o mesmo canal de 1.25MHz. A cada utilizador é-lhe atribuido um código único pseudo-aleatório na transmissão, que o diferencia dos outros utilizadores, permitindo que na recepção, os descodificadores consigam efectuar a separação do tráfego que lhes é direccionado. Todas as transmissões cdmaone começam no mesmo instante. É claro que esta técnica requer uma excelente sincronização de todo o sistema, por isso cdmaone utiliza sincronização via GPS em todas as suas estações base.
A tecnologia CDMA é de longe a tecnologia 2G mais avançada tanto que foi definida como a tecnologia base dos novos sistemas 3G. Tem uma excelente eficiência espectral (maior velocidade em menor quantidade de espectro) e maior capacidade (mais utilizadores por banda). Foi utilizada durante muito tempo em aplicações militares mas, só em 1993, é que surgiu um esforço de standarização para redes comerciais CDMA, o IS-95A e só em 1995 é que surgiu a primeira rede comercial, 3 anos mais tarde do que o GSM. Opera nas bandas dos 850 e 1900 MHz sendo maioritariamente utilizada nos EUA e na Coreia do Sul. Convêm