Trabalho De Redes Marcus
Por:
Desde a criação da internet a segurança envolvendo a troca de informações através da web tem sido uma preocupação entre os profissionais de área, pois nenhum programa de segurança criado até hoje oferece cem por cento de segurança. Dados, e-mails, mensagens, conversações, fotos, arquivos de áudio e vídeo...tudo que trafega na internet corre o risco de ser interceptado, copiado, bloqueado, corrompido, falsificado por terceiros, em muitos casos, de más intenções.
Para tentar coibir ações indesejadas, foram criadas muitas regras chamadas: protocolos.
Os protocolos são um padrão de comunicação entre dois ou mais computadores ou programas na web. O protocolo mais conhecido hoje é o TCP/IP e o HTTP.
Programas que monitoram entrada e saida de dados e seus destinos (firewall), ajudam a evitar que informações acabem indo para destinatário falsificados, clonados ou que estes possam ter acesso a dados que trafegam nesta rede. Sistema de detecção de intrusão ou Intrusion detection system, são sistemas criados para detectar em uma rede acessos não autorizados que podem indicar ação de um hacker, cracker ou até mesmo um funcionário mal intecionados. Uma solução bastante discutida é a utilização de host-based IDS ( Intrusion detection system) que analisam o tráfego de forma individual em uma rede. No host-based o IDS é instalado em um servidor para alertar e identificar ataques e tentativas de acessos indevidos à própria máquina
O uso de anti vírus se torna imprescindível pois há muitos programas “maliciosos” criados por hackers (pessoas que tentam obter acesso sem autorização) para facilitar a entrada em uma rede ou máquina particular.
Os antivirus mais conhecidos atualmente são: Norton, Avast, Mcafee, Avira, Windows Defender.
Essencialmente trabalham com escaneamento do computador utilizando uma biblioteca atualizada de programas e comandos maliciosos conhecidos.