Trabalho de Redes de Comunicação - PDH e SDH
Profº Adriano
Assunto: PDH e SDH
PDH:
Por volta dos anos 20, um cientista descobriu que seria o suficiente enviar 8 mil amostras por segundo para se ter um sinal claro o suficiente para se manter conversação. Este processo de enviar 8 mil amostras por segundo nada mais é do que a digitalização da voz. Esta digitalização utilizava 8 bits de resolução, o que resulta num sinal de 8 x 8000 = 64000 bit/s. Este processo de digitalização foi chamado de PCM (Pulse Code Modulation). A voz foi digitalizada porque assim se tornaria um aglomerado de 0’s e 1’s, e as máquinas digitais manipulariam melhor um sinal digital do que um sinal analógico.Não demorou muito tempo, os engenheiros percebem que era possível juntar vários sinais digitais provenientes de várias conversas telefônicas em um único sinal. Esta junção de sinais é feita através da multiplexação dos sinais.
O canal PDH de menor hierarquia é composto por um conjunto de canais multiplexados de 64 kbit/s. Entretanto, o número de canais desse conjunto não é padronizado. A tabela a seguir mostra a hierarquia PDH utilizada na América do Norte e Europa. O padrão PDH Europeu, recomendado pelo UIT (G.702), é o adotado na maior parte do mundo, inclusive no Brasil.
Cada canal é sincronizado pelo equipamento multiplex através de justificação positiva (inserção de bits). Após a sincronização os canais são multiplexados por intercalamento bit a bit, para compor o quadro (frame) da hierarquia PDH. Cada passo da multiplexação utiliza um equipamento multiplex específico, com posições rígidas para cada tributário (canal). Para extrair tributários de menor hierarquia torna-se necessário de multiplexar os canais de hierarquia até essa hierarquia. A figura a seguir ilustra esse processo, usando como exemplo o padrão PDH adotado no Brasil.
SDH:
As primeiras pesquisas começaram em 1984, nos EUA. Desde o começo, os fabricantes americanos reuniram-se em comitês para chegar